terça-feira, 11 de setembro de 2012

Programa Linux Educacional 3.0


 Sugestão de jogos  pedagógicos  do Programa Linux Educacional 3.0
 Este Programa contém atividades pedagógicas muito ricas e interessantes. Selecionei algumas que poderão ser trabalhadas com os alunos das séries iniciais do ensino fundamental. Siga os passos abaixo, é bem simples. Bom trabalho!!!


Entrar no programa, EDUBAR clicar no ícone onde aparece os cubinhos ABC (Programas Educacionais), selecionar Multidisciplinar (série Educacional-GCompris) e escolha os jogos. Aparecem 8 grupos de jogos. Clicar nos ícones que aparecem à esquerda.



* O 2° ícone contém Atividades de Leitura, uma delas é a Prática de Leitura na Vertical, onde o aluno deverá ler uma série de palavras na vertical e dirá se uma determinada palavra está entre elas. Atividade interessante para as séries iniciais e  alunos com dificuldades de aprendizagem.


* O 3º ícone contém atividades com Quebra-Cabeças, uma delas é O Jogo dos Quinze, onde o aluno deverá mover os itens para criar um série (do menor para o maior). Esta atividade ajuda no raciocínio  lógico matemático e na sequência numérica.
 

* O 4º ícone contém atividades de descobertas: cores sons, memória, uma delas é  Repetir o Mosaico, onde o aluno deverá reconstruir o mesmo mosaico na área direita. A medida que vai avançando, o mosaico vai ficando mais difícil de ser reproduzido. Atividade auxilia na identificação de cores, sequencia lógica, lateralidade. Interessante para alunos das séries iniciais.
 

* O 5º ícone contém atividades de diversão, uma delas é o Jogo de Futebol, onde o aluno tem como objetivo mandar a bola para o gol, clicando com o mouse. Atividade auxilia na atenção, concentração, coordenação motora.


* O 7º ícone contém atividades de matemática, uma delas é a Atividade sobre o Dinheiro, onde o aluno vai praticar o uso do dinheiro, comprando diferentes itens e dando o preço exato. Nos níveis superiores, diversos itens são exibidos e o aluno deverá também calcular o preço total dos produtos.
Atividade auxilia no raciocínio lógico matemático, resolução de adições, identificação das cédulas e moedas, valores.

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